De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Rondônia registrou um crescimento impressionante de 122% em doadores potenciais em 2023, posicionando-se como líder na região Norte.
Durante o “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca a relevância desse gesto. Renata Restier, coordenadora do serviço de transplantes, ressalta que o aumento notável nas notificações e doações efetivas é fruto de um trabalho contínuo de quase 12 anos no serviço de doação de órgãos no estado.
Comparando as taxas de doação por região, houve um aumento significativo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com destaque para a região Norte, que teve um aumento de 57%. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que o resultado é consequência das ações da Sesau. Ele destaca que, neste ano, Rondônia se tornou o primeiro estado da região a realizar transplantes de tecido ósseo no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
Desde a implementação do serviço de transplantes em Rondônia, em 2014, foram realizados 793 transplantes e captações. Atualmente, mais de 100 pacientes aguardam por um transplante de tecido ósseo. O “Setembro Verde” é uma campanha que visa promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. No Brasil, a decisão de doar órgãos não precisa ser documentada, sendo suficiente informar a família sobre o desejo.
Fonte: Extra de Rondônia
Cirurgias de transplante / Foto: Shutterstock