A viagem abarcará países como África do Sul, São Tomé e Angola, e sua agenda inclui a participação em cúpulas do Brics e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O
O líder Luiz Inácio Lula da Silva está preparando um “giro” por países africanos no próximo mês, a fim de marcar presença em cúpulas internacionais e realizar encontros com líderes políticos. Fontes do governo brasileiro informaram ao g1 sobre os planos dessa excursão.
Essa será a segunda visita de Lula ao continente africano desde que assumiu o cargo em janeiro deste ano. Recentemente, o presidente fez uma rápida passagem por Cabo Verde, um arquipélago africano no Oceano Atlântico (veja mais detalhes abaixo).
No primeiro semestre, grande parte da agenda internacional do presidente foi dedicada a visitas aos principais parceiros comerciais do Brasil. Durante seus dois primeiros mandatos como presidente (2003-2010), Lula viajou todos os anos para países da África, pelo menos uma vez.
De acordo com as fontes ouvidas, em agosto, Lula tem a intenção de cumprir as seguintes agendas no continente africano:
- África do Sul: Participação na Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul);
- Angola: Realização de reuniões bilaterais com lideranças políticas;
- São Tomé e Príncipe: Participação na Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e realização de reuniões bilaterais com lideranças políticas.
A agenda de Lula tem sido objeto de críticas por parte da oposição desde sua posse. Enquanto a base aliada no Congresso elogia a postura do presidente, enxergando o Brasil como protagonista no cenário internacional, a oposição o critica, alegando que ele se preocupa mais com problemas globais do que com os do próprio país.
Fonte: Eduardo Rodrigues e Leonardo Lourenço
Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, e Lula, em imagem do dia 19 de julho — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República