Em uma entrevista à GloboNews, o presidente da Ucrânia mencionou que espera se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso seja convidado. O Brasil está buscando formar um grupo de países para negociar a paz no leste europeu.
O
O Ministério das Relações Exteriores informou à GloboNews, nesta quinta-feira (27), que a posição oficial é de receber Zelensky de braços abertos em solo brasileiro.
Essa posição foi tomada em resposta às declarações de Zelensky, que acredita que Lula pode auxiliar no processo de pacificação no leste europeu, unindo os presidentes da América Latina em prol desse objetivo.
Zelensky afirmou em entrevista: “Primeiro, preciso de coisas bem concretas. Que ele [Lula] una a América Latina e nos dê a oportunidade de realizar uma reunião e conversar”. O presidente ucraniano também destacou a importância do apoio brasileiro à soberania da Ucrânia, considerando o crime de agressão contra a soberania e integridade territorial de seu país.
Enquanto Lula tem realizado viagens e encontros com líderes de diversos continentes, incluindo a Europa, Ásia e países vizinhos, tem havido discussões sobre a invasão russa na Ucrânia.
O ex-presidente tem defendido a formação de um grupo de países para negociar com russos e ucranianos o fim do conflito no leste europeu, considerando o impacto da guerra na desigualdade e na fome global, e enfatizando a necessidade de pôr um fim ao conflito.
Fonte: Ricardo Abreu, GloboNews — Brasília
Lula e Zelensky — Foto: Reprodução do G1